Design om Brasil Baixe Templates - Confira nossos Tutos

LEIAM POR FAVOR...

Todos que aqui vierem, peço respeito e cordialidade, os links aqui postados são buscados na própria internet, alguns dos links postados por mim.
Por tanto aqueles que se sentirem ofendidos por terem seus links expostos aqui por favor entre em contato comigo que irei retira-lo imediatamente, para não haver aborrecimentos.

Sendo assim qualquer link quebrado ou defeituoso não será culpa de minha parte,mas farei o possível para corrigir os problemas que venham a aparecer com a ajuda de todos, tentando trazer o melhor que a internet oferecer em um só lugar.

WEST
Potado por: Wesley
------------------------
Assunto: Teologia de Hesiodo







Teologia de Hesiodo

O conteúdo deste tópico guarda semelhanças com outros tópicos já postados pela net,é essa nossa tal fixação que temos nos cavaleiros...e que se perpetua a tanto tempo...

Como viciados que somos não podemos passar a nossa existência sem ao menos uma vez,ter lido a Teogonia.Sei que muitos já ouviram falar destes versos e sinceramente ainda não sei quem se atreveu a lê-lo na íntegra,mas posso jurar que é de vital importância pois trata-se da referência para a própria Mitologia Grega.

Primeiro invariavelmente,para que possamos entender o desenrolar do tópico,tenho que advertir-los sobre a real natureza do Mito.

A principal influência de Kurumada é a Mitologia Grega e ele utiliza outros elementos,que pertencem à outras culturas,por isso ele não é muito homogêneo,quer dizer não segue à risca ao que concerne à Mitologia Clássica.

Aparentemente é verdade,mas como ela mesma concluiu essa característica só aumenta o valor de CDZ.E eu digo que o que ele faz está certíssimo porque ele flerta com os habitantes das profundezas da mente humana,porque Mito não tem dono,aliás não existe Mito inédito que tenha sido concebido miraculosamente.

Não existem deuses exclusivos...

Mito é uma reinvenção do poder divino e as denominações nada mais são do que meios de simplicar algo que é patrimônio humano:Mitologias Nórdica,Egípicia,Japonesa,Tupi-Guarani,são apenas um exemplo do que eu quero dizer.

Se os Gregos possuiam uma Mitologia que na verdade se revelava sincrética,pois possuia elementos importados de outras culturas,inclusive as asiáticas-como o revela a presença da Fênix nas lendas-acho de muita propriedade o Kurumada se valer da diversificação em sua obra,até porque antes dele vários outros assim procederam a milhares de anos...

Não só assimilavam elementos de outras culturas,como muitas vezes descaradamente plagiavam-nos e se denominavam os detentores deste ou daquele deus,cá para nós haja etnocentrismo...

Mas outra vez é uma atitude concernente à humanidade.Sempre e sempre cada povo espalhado sobre a face da Terra,irá jurar que é o povo eleito pelos deuses e que o resto é o resto!Um bom exemplo é o da deusa Afrodite.

Originalmente ela não existia no panteão grego,até que eles tiveram a idéia de plagiar a deusa babilônica Ishtar.Para não ficar tão óbvio eles forjaram toda uma história para a origem da deusa e de quebra lhe deram o nome baseado em seu nascimento,porque Afrodite,vem de Aphros,que no grego quer dizer espuma.Mas o restante,no que possamos dizer as lendas que a esta deusa estão ligadas,eles copiaram e mudaram apenas os nomes...

Quem já ouviu falar da lenda dos amores entre a deusa Afrodite e o mortal Adônis? Se vocês tiveram contato com essa narrativa sabem que ele era um homem belíssimo,e quando morreu,obviamente foi parar no mundo dos mortos.

Afrodite não aguentou ficar sem ele e o foi recuperar,que a esta altura já era amante de Proserpina/Coré,mulher do deus infernal Hades.Depois de muito sofrer,e assim despertar a clemência dos deuses,que pressionaram Prosérpina a liberá-la,Afrodite afinal venceu a opositora e voltou com o bofe para a superfície.

Até aí legal sem grandes problemas se não for observado que esta odisséia originalmente foi enfrentada por Ishtar,o nome do bofe dela era Tamuz,também um bofe de primeira linha e a sua opositora era a deusa infernal Ereshkigal...

Pois bem....Os gregos da Antigüidade idolatravam uma infinitude de deusas,o que inviabiliza saber o número exato...sabe-se que ultrapassam a marca dos milhares,só para se ter uma vaga idéia da situação.O culto era regional e totemista, cada"tribo" cultuava o seu deus,que geralmente estava ligado às atividades de cada grupamento,em expressivo o culto agrário.

Por exemplo quem planta "isso" cultua deus "fulano de tal";quem planta "aquele"cultua deus "tal" e assim por adiante. Os deuses helênicos que nós conhecemos eram cultuados apenas pela elite da sociedade grega e acabaram sendo impostos aos demais,principalmente em razão do letramento.

Sabemos que as maiores obras épicas só receberam versão escrita muito tempo depois de serem criadas,pois foram passadas de geração em geração,o que é chamado de literatura oral.Aí é que entra o camarada chamado Hesíodo....

Como a Mitologia,naquele tempo religião era muito complexa e não se sabia ao certo como tudo aquilo havia começado,coube a ele fixar a Genealogia dos deuses e é claro que ele não iria fazer isso utilizando os deuses do populacho né?Graças a esse senhor barbudo hoje conhecemos:Zeus,Athena,Hera,Démeter,Ártemis,Apolo,Hermes,Poseidon,Hefaistos e Hades e as sagas a eles concernentes!Se alguém quizer eu posto a Teogonia completa traduzida diretamante do grego antigo...É divertido bagarai tentar reconher quem é quem!

Claro que eu sei que vocês sabem senão eu nem tocaria no assunto iriam me chamar de maluca!Com esse tópico quis dizer que na verdade quem sofre influência de quem nesse caso é o próprio ser humano que se vê às voltas com o plano divino a todo momento lhe inspirando...

Quem tenta seguir apenas uma linha é troncha!Por exemplo C.S Lewis autor de as Crônicas de Nárnia,foi esculachado pelo autor de o Senhor dos Anéis por que utilizava elementos de diferentes culturas na sua obra...Aff...O cara não fez nada de errado porquê Mito na realidade não pertence a nenhuma cultura,pertence à mente coletiva...Esse é o princípio do Khaos,um ponto qualquer obscuro,mas extremante fértil...Ele se reproduz de maneira não sexuada,se estilhaça e cada caco produzido é um universo em miniatura originário do anterior,exatamente idêntico àquele...fractalsAs mitologias dos diversos povos são isso:fractals da mente humana.

Fractals:Pegue algo.Quebre-o.Quebre os cacos que se formaram.Quebre os estilhaços dos cacos.Pulverize os estilhaços.Dê um jeito de diminuir ainda mais o pó.Nunca a estrutura irá se modificar,tudo o que for resultante desta ação será uma réplica do objeto original.Porque não pensar numa couve-flor?É um bom exemplo!

Falando da Teogonia:O princípio do Kháos que se reproduz por cissiparidade,nos remete aos primórdios do planeta.Não é difícil imaginar toda aquela massa fervente e inerte lentamente criando seus contornos....O princípio de Eros é o da união entre seres que se juntam para dar origem a outros.A partir daí surgem os sentimentos abstratos...E dos sentimentos abstratos surgem os sentimentos paupáveis...

É véro!O nome desse princípio é o mesmo que o do deus bonachão!Mas foi o deus que surrupiou o nome!Quanto aos seres;Humanos e Deuses:Princípio Apolínico:Equivalente ao Superego de FreudPrincípio Dionisíaco:Equivalente ao Id e Ego de Freud


Por isso para vangloriar o barbudo que deu uma luz ao nosso amigão Kurumada, vou falar algo sobre ele!

>Hesíodo é um poeta grego do fim do século VIII a.C.
>Nasceu na povoação de Ascra, região da Beócia.
>Produziu várias obras mas a mais grandiosa é a Teogonia
>O termo Teogonia vem de duas palavras gregas: théos, deus e gígnesthai, nascer; significa, portanto, nascimento ou origem dos deuses.
>No poema, Hesíodo traça didaticamente a genealogia divina, estabelecendo prime as bases da cosmogonia, ou seja, as origens do mundo para em seguida adentrar nas histórias das famílias divinas.
>Foi uma atitude ímpar e decisiva para a formação da identidade helênica o feitio deste poema.
>Nota-se que ajudou a obliterar os deuses da maioria ou seja,do populacho...
>A propósito:assim ocorreu aqui no Brasil com a cultura negra,um pequeno grupo intelectualmente desenvolvido dominou os demais e pertuou os seus costumes.>Os orixás que conhecemos são de origem Nagô,etnia pertencente ao Sudão.

Vote no Top 30 e ajudem o blog a crescer Clique aqui

0 comentários:

 
Ir ao Topo