Design om Brasil Baixe Templates - Confira nossos Tutos

LEIAM POR FAVOR...

Todos que aqui vierem, peço respeito e cordialidade, os links aqui postados são buscados na própria internet, alguns dos links postados por mim.
Por tanto aqueles que se sentirem ofendidos por terem seus links expostos aqui por favor entre em contato comigo que irei retira-lo imediatamente, para não haver aborrecimentos.

Sendo assim qualquer link quebrado ou defeituoso não será culpa de minha parte,mas farei o possível para corrigir os problemas que venham a aparecer com a ajuda de todos, tentando trazer o melhor que a internet oferecer em um só lugar.

WEST

As Sapúris

A palavra Sapúris propriamente dita não é encontrada no vocábulo japonês. De acordo com "LosCaballerosDelZodiaco@groups.msn.com", contudo, também seria uma palavra de origem japonesa que significaria "vestindo uma armadura". Sob a mesma fonte. Pesquisas levariam a crer que também se chamava de "sapúri" espécies de bálsamos nos cadáveres egípcios. Enfim, Sapúris, dar-se a entender sempre uma espécie de vestimenta para o corpo. Sabe-se realmente que na versão inglesa as sapúris são apresentadas como "surplices", ou seja, súplícios.

Masami Kurumada inspirou-se em diversos mitos para compor o quadro de Sapúris de sua história, desde mitologia celta a obras literárias de estilo nórdico (John Ronald Reuel Tolkien e seu universo de Senhor dos Anéis), passando ainda pelo hinduismo e judaísmo. Citando exemplos: Alraune (Mandrágora) de uma lenda celta. Balrog, um maia da teogonia tolkieniana. Sempre correlacionando tais monstros com o inferno. Um monstro celestial como a Garuda hindu, porém, é exceção.

Contudo, o autor de Saint Seiya não explicitou todas as 108 maseis (não digo no termo de estrelas, sim no termo de espectros com suas respectivas Sapúris). Vamos nos ater a um quadro explicativo dos guerreiros apresentados:


NomeSapúrisMasei
1MinosGryphon (Grifo)Celeste - Nobreza
2AiacosGaruda (Garuda)Celeste - Valentia
3RadamanthysWyvern (Wyvern)Celeste - Ferocidade
4CharomAcherom (Aqueronte)Celeste - Espacial (Intervalo)
5LuneBalrog (Balrog)Celeste - Excelência
6GordonMinotaurus (Minotauro)Celeste - Aprisionamento
7SylphidBasilisk (Basilísco)Celeste - Vitória
8ValentineHarpy (Harpia)Celeste - Violência
9PhlegyasLycaon (Licantropo) *Celeste - Crime
10IvanTroll (Troll)Celeste - Derrota
11QueenAlraune (Mandrágora)Celeste - Maldade
12RockGolem (Golem)Celeste - Angular
13FaraóSphinx (Esfinge)Celeste - Bestialidade
14StandD. Beattle (Besouro)Celeste - Feiúra
15MyuPapillon (Papílio)Terrestre - Encantamento
16GigantoCyclops (Cíclope)Terrestre - Violência
17ZerosFrog (Sapo)Terrestre - Estranheza
18RaimiWorm (Verme)Terrestre - Prostração (Submissão)
19NiobeDeep (Olhos-da-Escuridão)*Terrestre - Escuridão
20KiewDeharan (s/t)Terrestre - Feminilidade
21MillesElf (Elfo)*Terrestre - Inferioridade
22OxGorgon (Górgona)Terrestre - Maldição

* Lycaon, o mito, deu origem as lendas dos lobisomens. - Deep, o monstro é facilmente identificado em livros e bestiários de RPG como sendo o monstro Eyes of the Deep. - Elfo, nesta particularidade deve representar o Elfo Negro. - (s/t), ou seja sem tradução, monstro de poucas heranças literárias para se fazer alusão.

Como já vimos Kurumada ainda apresenta de maneira sutil no mangá outros espectros. Aqui apresentamos imagens escaneadas em contraposição a uma série de fanarts do artista italiano Marco Albiero (www.tuttomanga.com/marcoalbiero.html).

* Os nomes das armaduras nos servem como base mas não se sabe se são reais, enquanto os nomes dos espectros são ficcionais. Ou seja, Atribuído a eles pelo fanartista Marco Albiero. Com as Sapuris isto não ocorre, pois, como podemos ver em seus esquemas montados nos próprios desenhos (veja site do autor) elas também tem contexto literário. Aparecendo em diversas obras que abordam o inferno. Desde a Divina Comédia de Dante ao Paraíso Perdido de John Milton dentre outros mitos. Farfarello é citado na divina comédia como um demônio que acompanha Dante e Virgílio pelo inferno. Sasquatch é tema de um filme. Etc...

São 24 sapúris identificadas . Além de outras 15 sem identificação até agora. Então temos 22 amplamente conhecidos, mais 24 coadjuvantes, 15 sub-coadjuvantes e 47 sem total informação a respeito.

Mú afirma ver no mínimo vinte espectros no Santuário. Contabilizamos no mínimo 22, Niobe, Myu, Raimi, Ox, Milles, Kiew e Giganto entre os conhecidos, logo faltam 15. E 13 deles são identificados em imagens do mangá. 5 morrem na casa de leonina nas mãos de Aioria ao lado de Raimi. (Strega, Callibrina, Libicocco, Farfarello e Plecottero) que não aparecem mais na seqüência da trama, tendo-se claramente imagem de 2 (Strega e Libicocco) sendo mortos pelo Cavaleiro de Ouro de Leão. O curioso é que vemos Múmia atacar Aioria que mata seus oponentes e numa cena seguinte vemos em pé Múmia novamente, Aliás, na página 56 da edição 35 vemos todos eles aparecerem vivos denovo. Bem, logo restam 10 que morrem nas mãos de Shaka. 5 (Aranha, Ciriato, Centopéia, Talpa e um desconhecido) São vistos claramente a morrer com a Rendição do Rei das Trevas ao lado de Giganto. Mas como antes haviam aparecido outros 5 espectros (Orc, Múmia, Gecco, Murena e outro desconhecido) que não morreram na Casa de Leão, fatalmente foram mortos por Shaka. Completando-se assim 22 invasores.

Não está claro no mangá que os espectros se dividem igualmente ao controle dos três kyotos. O pressuposto seria que cada um comandasse 35 espectros (11 Celestiais e 24 Terrenos). Pegando Radamanthys como exemplo. Sob suas ordens 22 espectros terrenos invadiram o Santuário. Restam 2. Quando os Cavaleiros de Bronze ameaçam Wyvern no Castelo na Alemanha surgem mais alguns servos. Ao todo, na cena, aparecem 15 espectros. Valentine, Gordon, Sylphid e Queen são celestiais na concepção de Kurumada. Tem-se então ainda 11 espectros. Somente 2 destes podem ser terrenos, incluindo Zeros de Frog, Os outros nove seriam celestiais. (O que estoura a cota limite). Assim há uma aparente incongruência na divisão da hierarquia. Apesar que nada impede que dois servos dos outros kyotos estivessem presentes no castelo. (Provavelmente isto ocorrera). Mas assim fica impossível distingui-los.

A Minos é sabido que Lune é seu servo pessoal. Quanto a formação desses exércitos nada é certo além disso.

Voltando um pouco no tema classificação de maseis. A Enciclopédia Saint Seiya diz que 19 dos 39 espectros coadjuvantes possuem maseis conhecidas. São eles: 3 supostos espectros de Radamanthys - 7 supostos espectros sob comando de Giganto - 4 espectros do Rio Cocyto - e 5 citados como os espectros que faltam. Porém não é possível correlacionar suas estrelas pessoais com suas imagens. Se faz necessário a utilização das imagens da Enciclopédia Saint Seiya "Taizen". E aqui estão elas: (agradecimento à Death Mask HP).

As maseis dos 4 integrantes da cena do Rio Cocyto são terranas nomeadas por Inocência, Ataque, Retrocesso e Progresso. Assim identificamos pela sequência de leitura oriental que Piatolla, o único com sapúri conhecida, é a masei terrana do Progresso. Os outros três são desconhecidos. Vemos que um espectro desconhecido, Sasquatch e Sépia (do grupo de Radamanthys) possuem, então, as maseis de Prestígio, Ferocidade e Eficácia, respectivamente. No último quadro as maseis terrenas da Malevolência, Calculismo, Equilíbrio, Vacuidade e Razão são representadas pelas sapúris de Peleotto, Gigante, uma desconhecida, outra desconhecida (que me parece ser Iguana), e Órtros, pela ordem.

Este quadro serve como síntese:

Nome Real Sapúri Masei
O Grupo de Giganto
1 Desconhecido Mummia (Múmia) Terrestre - Música
2 Desconhecido Strega Terrestre - Ruptura
3 Desconhecido Plecottero Terrestre - Celeridade
4 Desconhecido Centiped (Centopéia) Terrestre - Punição
5 Desconhecido Talpa (Toupeira) Terrestre - Segredo
6 Desconhecido Ciriato Terrestre - Loucura
7 Desconhecido Ragno (Aranha) Terrestre - Escravidão
O Grupo do Rio Cocyto
1 Desconhecido Desconhecida Terrestre - Inocência
2 Desconhecido Desconhecida Terrestre - Ataque
3 Desconhecido Desconhecida Terrestre - Retrocesso
4 Desconhecido Piatolla (Pulga) Terrestre - Progresso
O Grupo de Radamanthys
1 Desconhecido Desconhecida Terrestre - Prestígio
2 Desconhecido Sasquatch Terrestre - Ferocidade
3 Desconhecido Seppia (Sépia) Terrestre - Eficácia
O Grupo dos demais
1 Desconhecido Peleotto Terrestre - Malevolência
2 Desconhecido Giant (Gigante) Terrestre - Calculismo
3 Desconhecido Desconhecida Terrestre - Equilíbrio
4 Desconhecido Desconhecida Terrestre - Vacuidade
5 Desconhecido Orthus (Órtros) Terrestre - Razão

Já demonstradas e identificadas as maseis que faltavam resta-nos agora somente, por curiosidade, catalogar os maiores "Caça-Espectros" da época contemporânea de Saint Seiya. Foram contabilizados 53 espectros mortos por estes guerreiros. 8 espectros que apareceram ao longo da história não tiveram sua morte definida. Enquanto que os outros 47 não foram nem mencionados. Vale ressaltar que cada guerreiro pode ter eliminado um número maior de espectros por não ser extremamente detalhados os passos de cada um no território inimigo. Dohko, que aparentemente não derrotou um espectro sequer pode ter ajudado a dar cabo nos outros 47, ao lado de Shaka e Athena, os primeiros a invadir o Hades. Até mesmo Máscara da Morte e Afrodite podem ter eliminados alguns adversários quando voltaram ao Hades antes de lutarem contra Radamanthys. Etc...

ShakaCyclop, Orc, Ciriato, Talpa, Ragno, Centiped, Mummia, Murena, Gecco e + 2 desconhecidos 11
KanonWyvern, Balrog, Lycaon, D. Beatle, Seppia, Sasquatch, Amphisbena e + 3 desconhecidos10
AioriaWorm, Strega, Callibrina, Libicocco, Plecottero, Farfarello, + 1 desconhecido e talvez Piatolla07
IkkiAiacos, Giant, Orthus, Peleotto e + 3 desconhecidos07
ShiryuMinotaurus, Alraune, Basilisk e Golem04
HyogaGriphon, Troll e Frog03
MuMyu + 1 desconhecido e talvez Piatolla02
SeiyaHarpia e Acherom02
Miro1 desconhecido e talvez Piatolla01
10ºAldebaranDeep01
11ºOrfeuSphinx01
12ºKamusElf01
13ºSagaDeharan01
14ºShuraGorgon01


Vote no Top 30 Clique aqui

2 comentários:

Anônimo disse...

eu adorei essa matéria,só encontrei outra tão boa no taizen,vc já viu a de lá???

Anônimo disse...

Matéria ótima!!! Os "Caça-Espectros! d=foi d+!!

 
Ir ao Topo